22 janeiro 2010

Astronomia


Veja imagens do eclipse lunar total




15 de Junho de 2011










Eclipse Lunar


Eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. Os eclipses mais comuns e conhecidos são o do Sol e o do Lua. No eclipse lunar, a Lua passa através da sombra provocada por nosso planeta. Logo, a sombra do planeta Terra vai avançando pela face iluminada do Lua. Este tipo de eclipse ocorre na fase de Lua cheia.





Eclipse Solar



Eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. Os eclipses mais comuns e conhecidos são o do Sol e o do Lua. No eclipse solar, a Lua move-se para uma posição localizada entre o planeta Terra e o Sol. Logo, a sombra da Lua incide sobre o nosso planeta. Esta sombra possui 170 quilômetros aproximadamente, possibilitando a visualização do fenômeno apenas nos países localizados dentro desta faixa. Nesta faixa, podemos classificar como sendo um eclipse solar total, pois o Sol fica totalmente encoberto pela Lua. Fora desta faixa, as pessoas podem visualizar apenas uma parte do Sol, ocorrendo o chamado eclipse solar parcial.










FASES DA LUA


Parte 1

Parte 2


Dê onde vem o dia e a Noite?






Via Láctea- Nossa Galáxia



FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA.









Comparação do tamanho dos planetas e estrelas. 

O Sistema Solar é atualmente  composto por 8 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e Plutão, considerado a partir de 24 de agosto de 2006 um planeta anão pela União Astronômica Internacional (UAI). Essa instituição formalmente acrescentou uma nova classificação para os planetas do Sistema Solar na qual Plutão deixa de ser classificado como planeta e passa a ser denominado como Planeta Anão. Esses planetas e outros astros orbitam o Sol, que fica no centro do nosso sistema solar. Muitas vezes não temos a dimensão do tamanho dos planetas em relação ao Sol e outras estrelas do universo , é curioso pensar que existem dimensões grandiosas, mas como perceber isto de forma clara?




Assista aos vídeos abaixo,observe o tamanho de cada astro e faça seu comentário do que achou,sua opinião é muito importante para nós.





Abraços



Profª Elayne








Fotos revelam mudança de cor em Plutão




Da BBC Brasil


A superfície do planeta anão Plutão fica mais vermelha de acordo com suas mudanças da estação, afirmam cientistas da Nasa.
De acordo com as fotografias mais detalhadas já tiradas pelo telescópio espacial Hubble, o planeta ficou 20% mais vermelho do que costumava ser, no período entre os anos 2000 e 2002.
Segundo a Nasa, isso se deve a mudanças no gelo da superfície de Plutão, no momento em que o planeta iniciava uma nova translação em volta do sol - que dura 248 anos, bem mais longa que da Terra, que dura um ano.
As novas imagens mostrariam nitrogênio congelado brilhando no norte do planeta, e escurecendo no sul.
"Essas mudanças, provavelmente, são consequência do gelo derretendo na superfície no polo iluminado pelo sol (norte), e congelando novamente no polo oposto", declarou o Instituto de Ciência Telescópica Espacial da Nasa.
As fotos do Hubble confirmam que Plutão é um planeta dinâmico, que passa por mudanças atmosféricas dramáticas, e não apenas uma bola de gelo e rocha, afirma a Nasa.
Essas mudanças são causadas não apenas pela órbita elíptica do planeta em torno do sol, como também pela inclinação de seu eixo. Na Terra, as mudanças de estação são causadas pela inclinação do planeta em relação ao sol. Em Plutão as estações são assimétricas por conta de sua órbita elíptica.
Mas alguns astrônomos se mostraram surpresos com o fenômeno.
"É uma surpresa ver essas mudanças tão grandes ocorrendo tão rapidamente", disse Marc Buie, do Southwest Research Institute, dos Estados Unidos. "Isso não tem precedentes".
Em 2006, astrônomos rebaixaram a classificação de Plutão, que deixou de ser um planeta para se tornar um planeta anão.
O planeta mais distante em nosso sistema solar, e consideravelmente menor do que os outros planetas, Plutão, com diâmetro de cerca de 2.390 quilômetros, é menor do que muitas luas.
Mas aparentemente, a cor não representa uma mudança na temperatura do planeta anão: apesar da vermelhidão, a temperatura média da superfície continua extremamente gelada, de 233º Celsius negativos.





32 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito de Astronomia e gostei de ver a comparação do tamanho dos planetas com as estrelas fiquei até assustada e maravilhada com a grandiosidade do Universo.
Abraços
Anne

Anônimo disse...

Oi professora, astronomia é meu assunto favorito em Ciências, gosto muito, é é bom que na hora da prova eu venho estudar aqui. :D

Beijoos.
Gabriella 6ªD

Unknown disse...

tenho uma pergunta:
de quantos em quantos anos todos os planetas se alinham?


Lucas Prado 6ªD

Unknown disse...

outra pergunta:
é verdade que o próximo eclipse solar visivel no brasil é em 2027?

Elayne disse...

Oi Lucas a possibilidade de todos os planetas se alinharem é remota, embora não impossível, no entanto até hoje a história não registrou este fenômeno. O que é mais comum é o alinhamento de alguns planetas e outros astros.
Abraços
Profª Elayne

Elayne disse...

Oi Gabriella
Astronomia é uma ciência muito antiga e sempre despertou a curiosidade e o interesse de muitos. Neste espaço vamos colocar muitas coisas interessantes sobre este assunto.
Abraços
Profª
Elayne

Elayne disse...

OI LUCAS
Você pode desvendar quando será e onde será visível o próximo eclipse na página http://www.zenite.nu/07/0407.
Abraços
Elayne

Unknown disse...

Obrigado pelo site encontrei o que eu queria.
o próximo eclipse solar no brasil sera no dia 16 de agosto de 2027(anular).
e outro no dia 21 de dezembro de 2028 (total).

Unknown disse...

a primeira alinhaçaõ de todos os planetas ocorrerá no ano de 2.316.976.200

Elayne disse...

Oi Lucas
Agora temos que esperar para assistir, mas sem olhar diretamente para o Sol. Mas o eclipse Lunar é mais comum de ocorrer e é bem legal também de se observar. Você achou quando será o próximo?
Abraços
Profª
Elayne

GABRIELE disse...

oi professora ELAYNE adorei tudo que vi no seu blog principalmente os videos.

GABRIELE DUARTE PAULINO 5E

Gabriele disse...

oi professora eu gostei d tudo o que eu vi no seu blog principalmente os videos

GABRIELE DUARTE PAULINO 5E

Unknown disse...

achei sim
será no dia 21 de dezembro de 2010

Anônimo disse...

Qual é o aparelho mais recomendado para ver um Eclipse Solar ?




Guilherme 6ªD

Anônimo disse...

Qual são os perigos de olhar para um Eclipse solar sem aparelhos ?





Vinícius Bitencourt 6ªD

Anônimo disse...

Oi professora...
Agora com esse seu blog de Ciências fica bem mais fácil de estudar para as provas!!

Beijos.
Giovanna B.
6ªD

Elayne disse...

Olá pessoal
Oi Guilherme

. O uso de filtros inadequados como chapa de raio-X, filmes velados e outros é altamente perigoso pois estas filtros não protegem contra raios UV, a pessoa pensa que está protegida mas a retina está sendo queimada sem sentir dor.

Veja como observar sem perigo nenhum fazendo uma projeção do Sol (podemos observar até as manchas solares quando elas estão presentes)
Acesse o site abaixo

http://www.spaceweather.com/eclipses/22s+…
Abraços
Profª
Elayne

Anônimo disse...

Oi amiga Elayne, td bem?
Vc é xiki mesmo, hein?
Gostaria de voltar o tempo e ter uma professora assim.
Fazer o que, né?
O tempo passou...
Beijosssss..
Tininha

Unknown disse...

ontem a noite consegui ver urano.
só que nao entendo, eu consigo ver urano mas porque nao consigo ver marte, jupter que sao mais pertos da terra?

Unknown disse...

professora gostei muito de ver sobre a astronomia,obrigado LAIS 6D

Elayne disse...

Oi Lucas
Respondendo sua pergunta
Os antigos astrônomos olhando o céu notavam que alguns pontos luminosos moviam-se no céu entre as estrelas e que durante o ano alteravam o seu brilho. Estes corpos com movimento errante foram chamados de Planetas, que significa estrelas viajantes.
APENAS CINCO PLANETAS são visíveis a olho nu. É fácil distingui-los entre as estrelas se seguirmos algumas dicas:

1• Os planetas podem apresentar uma luz fixa, sem cintilações.

2• Mercúrio e Vênus se afastam muito pouco do Sol e por isso são vistos sempre ao entardecer ou ao amanhecer.

3• Devemos procurar planetas entre as treze constelações eclípticas, isto é, na constelação de Ofiúco e nas doze constelações zodiacais.

Os cinco planetas são mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Para ver o céu de cada mês e poder localizar os planetas de acordo com sua localização acesse o site, abaixo relacionado.
http://www.zenite.nu/

Missão Universo disse...

Oi professora nós os alunos Gabriel,Leonardo,João Felipe e Lucas da 6ªD gostamos muito do seu blog fala de muitos assuntos interessantes,mais o mais legal é astronomia

abraços Gabriel,João Felipe,Leonardo e Lucas

Anônimo disse...

Gostei muito de comparar o tamanho dos planetas com estrelas, e achei incrível o tamanho do universo




HIAGO
GABRIEL
7ªC

Anônimo disse...

oi proff:gostamos muito do seu bblog de seus videos tmb é muito interessante !!xauu abçss!!

Missão Universo disse...

Professora meu blog de Biologia é superbiologia2.blogspot.com, devido a uns problemas com o site que eu o criei. Espero que goste!!!

Missão Universo disse...

ola professora, vim lhe falar para ver o video da reportagem do meu blog sobre paraplegia, espero que goste!
Meu blog: superbiologia2.blogspot.com

Tchau!!!

Gabriele disse...

OI PROF.ELAYNE
Quais são os perigos de olhar para um eclipse lunar sem aparelhos?Qual é o aparelho mais recomendado para ver um eclipse lunar?


ADOREI SEU BLOG E O ASSUNTO QUE EU MAIS GOSTO EM CIENCIAS É ASTRONÔMIA!!!

GABRIELE DUARTE 6D

Elayne disse...

OI Gabriele
Obrigada pelo elogio, o meu blog é para vocês mesmo, pretendo melhorar a cada dia e colocar vários assuntos de Ciências. Respondendo sua pergunta o eclipse lunar pode ser observado a olho nu e também com binóculo, luneta e outros. Mas atenção,o eclipse solar nunca deve ser observado desta maneira,pois o mesmo afeta a retina do olho provocando sérios danos, até mesmo a cegueira.
E falando em eclipses, no ano de 2011 vão acontecer dois eclipses lunares totais, segue abaixo a data do primeiro eclipse lunar em 2011:

Quando: dia 15 de junho de 2011;

Segundo Eclipse lunar de 2011:
Quando: dia 10 de dezembro de 2011

Bem, agora você já sabe quando irá acontecer eclipse no próximo ano, agora é torcer para que na região que você more seja possível ver a olho nú o eclipse total da Lua.
Abraços
Profª
Elayne

Elayne disse...

Pesquisei nete site sobre os próximos eclipses
http://www.tudolink.com/data-quando-vai-ter-eclipse-lunar-em-2011/

Gabriele disse...

obrigada prof.elayne tomara que de pra mim ver daqui aonde eu moro!!!
Muito interessante esses assuntos entrei no site que vc passou e vi adorei muito obrigada!!!beijos
GABRIELE DUARTE 6D

Anônimo disse...

Professora, o endereço do meu blog agora é: amissaoquevocegosta.blogspot.com!
Tchau...

Ass: LEONARDO GARRIDO 7ªC

Anônimo disse...

Professora entre e veja as novidades e vote na enquete...
Entre:http://amissaoquevocegosta.blogspot.com.br/


Leonardo 9ºC